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Alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez

Durante a gravidez é essencial que a grávida tenha uma dieta equilibrada e variada. Não será necessário a grávida “comer por dois” ou ter uma planificação específica. A grávida deve sempre comer alimentos frescos e diversificados. Deve também aumentar a dose de vegetais crus e de fruta fresca e reduzir os alimentos com demasiado açúcar, sal e todos os enlatados. As grávidas vegetarianas comendo bastantes alimentos ricos em proteínas, fruta fresca e legumes todos os dias, estão a dar tudo o que o bebê necessita. Experimente algumas receitas saudáveis para ajudar na sua saúde e na do seu bebê.

Em relação às grávidas vegetarianas, o ferro pode ser o único nutriente em falta, que pode ser compensado com complementos minerais, cálcio, vitamina D e B12, através de comprimidos. Caso tenha uma dieta com muitos alimentos frescos é provável que não venha a precisar de quaisquer complementos. São receitados por rotina pelos médicos ou por vezes por anemia.

O que se deve incluir na dieta durante a gravidez?
• Proteínas: Para assegurar a acumulação de proteínas necessárias para a elaboração dos tecidos do bebê, aumento do volume do útero, etc.
• Hidratos de Carbono: São necessários para o fornecimento de energia.
• Lípidos: Para a formação do sistema nervoso do bebê.
• Cálcio: Para a formação saudável dos ossos do bebê.
• Ferro: É necessário para a produção de hemoglobina (que é responsável pelo transporte de oxigênio).
• Zinco: Crescimento e desenvolvimento do feto.
• Flúor: Para a prevenção da cárie.

Alimentos que deve evitar
• Peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi.
• Queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola.
• Carne mal passada ou crua, carne de porco e ovos crus (como massa de bolo, gemada, e algumas sobremesas como mousses, por exemplo).
• Peixe-espada e tubarão.
• Alimentos pré-cozinhados.
• Comida enlatada.

Com informações do site Grávidas Online

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