Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Volta às aulas: Quando matricular seu filho na aula de dança, natação, música e outras atividades

Volta às aulas: Quando matricular seu filho na aula de dança, natação, música e outras atividades

Descubra qual é a idade ideal para começar diferentes atividades extracurriculares e quais os riscos associados à prática precoce.

Dança

Idade ideal: a partir de 5 anos

Por quê: a criança começa a ter maior consciência corporal e noções de postura e equilíbrio. Além dos benefícios para o corpo associados a essa atividade física, como aperfeiçoamento da coordenação motora, aumento da flexibilidade e prevenção à obesidade, a dança ajuda a desenvolver a sociabilidade das jovens bailarinas - e bailarinos, por que não?

Esportes recreativos

Idade ideal: a partir de 3 anos

Por quê: antes dessa idade, o cérebro infantil, ainda em desenvolvimento, não está apto a coordenar certos movimentos - além, é claro, da dificuldade de manter a atenção na mesma tarefa por muito tempo. Segundo os médicos, a natação é uma ótima atividade para crianças entre 3 e 5 anos. "Além de trazer segurança para os pais, já que o filho aprende a se virar na água, ela estimula o desenvolvimento muscular e cardiorrespiratório da criança", diz o ortopedista pediátrico Cláudio Santili. Há também clubes e escolas de esportes que oferecem atividades recreativas para a criançada. Nessas aulas, que misturam exercícios como natação, ginástica e futebol.

Instrumentos musicais

Idade ideal: a partir de 6 anos

Por quê: tocar instrumentos de brinquedo antes dessa idade desperta e desenvolve o gosto musical dos pequenos, mas essa relação com a música deve ser lúdica. O estudo sistemático só é recomendado a partir de 6 anos, quando as áreas cerebrais responsáveis pela precisão motora estão mais desenvolvidas. "Pais tendem a acreditar que, quanto antes aprende a tocar um instrumento, mais talentoso é o filho. Isso é um equívoco, pois o ritmo de aprendizagem da criança deve ser respeitado", diz a pedagoga Maria Lucia Cruz
Suzigan.

Esportes competitivos

Idade ideal: a partir de 7 anos

Por quê: em geral, é nessa fase que a criança passa a ter maturidade para entender as regras de cada esporte e lidar com a frustração da derrota. Até os 10 anos, porém, é desaconselhável restringir os treinos a uma única modalidade esportiva. "A variedade estimula o desenvolvimento de diferentes grupos musculares e habilidades motoras", explica a pediatra paulista Ana Lúcia Pinto. Além disso, o treinamento especializado, cujo objetivo é melhorar a performance do atleta, pode provocar fadiga mental e, consequentemente, prejudicar o rendimento escolar.

Musculação

Idade ideal: a partir de 14 anos (meninas) e 16 anos (meninos)

Por quê: "Exercitar-se com cargas pesadas na infância aumenta o risco de lesões articulares, musculares e ósseas", explica a pediatra Ana Lúcia de Sá Pinto. Na adolescência - a diferença de idade entre meninas e meninos se dá pelo desenvolvimento físico mais precoce nas garotas -, os exercícios de força, com cargas moderadas, devem ter como objetivo o fortalecimento muscular. E, claro, sob a supervisão de um profissional.

Idiomas

Idade ideal: a partir de 4 anos

Por quê: nessa fase, o cérebro passa por um processo de desenvolvimento acelerado, o que consolida mais rapidamente o aprendizado de novos idiomas. Tanto que, na infância, podem-se aprender duas línguas paralelamente, sem a dificuldade que um adulto teria. Além disso, como o idioma nativo ainda não está totalmente fixado no cérebro, por assim dizer, as crianças com menos de 5 anos são mais flexíveis para assimilar novos fonemas sem sotaque. "A exposição precoce a outras línguas deve ser feita por meio de atividades sensoriais. Ou seja, em vez de associar sons a símbolos, a criança aprende falando e ouvindo", explica o neuropediatra Mauro Muszka.

Culinária

Idade ideal: a partir de 5 anos

Por quê: é nessa fase que a criança tem curiosidade para aprender como as refeições são preparadas. Durante as aulas, os principiantes em mestre-cuca aprendem a descascar legumes, quebrar ovos e misturar ingredientes sem fazer aquela lambança na cozinha. Além disso, vão para casa aptos a preparar de pratos simples, como bolos e minipizzas, a menus mais elaborados, como quiches e creme brûlé.

Teatro

Idade ideal: a partir de 6 anos

Por quê: "o teatro bacana nessa fase é aquele espontâneo, em que não existe a obrigação de apresentar uma peça", defende a pedagoga Maria Ângela Carneiro. Em um ambiente mais descontraído, são desenvolvidos o respeito, a criatividade, a sociabilidade e a comunicação. Alunos e professores, juntos, criam uma história, refletem sobre personagens e cenários e cada um escolhe o que quer fazer. Pode ser pessoa ou objeto. E, como não existem erros ou falas decoradas - e sim improvisação -, até os mais tímidos participam.

Artes

Idade ideal: a partir de 3 anos

Por quê: a proposta das aulas de artes é estimular os sentidos das crianças. Nas oficinas, os pequenos produzem trabalhos artísticos como esculturas de argila, pinturas em cerâmica e colagens, pinturas em aquarela e em tela s e dobraduras. Como forma de inspiração, antes de criarem seus trabalhinhos, as crianças ouvem barulhos, assistem a vídeos e observam fotos de elementos da natureza.

Circo

Idade ideal: a partir de 4 anos

Por quê: "em idade pré-escolar, o ideal é que a criança faça uma atividade lúdica e sem competitividade", recomenda o ortopedista pediátrico Edilson Forlin. No circo é assim: todo mundo brinca junto e não há vencedores. Não se trata de um esporte de rendimento. O mais importante é o processo, e não o resultado. É importante ficar alerta às contraindicações. "Crianças com frouxidão dos ligamentos demoram para sentir dores, o que leva a alguns exageros", avisa Aline Essu, educadora física. Quem tem labirintite também precisa avaliar bem se vale a pena encarar as acrobacias.

Com informações da Veja.

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa