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Previna seus filhos de doenças criando uma lancheira saudável

Previna seus filhos de doenças criando uma lancheira saudável

Uma das preocupações dos pais, é que seus filhos façam uma alimentação saudável. O horário do recreio, por exemplo, é um momento fundamental para as crianças, sobretudo no quesito refeição. Os pais sabem da dificuldade que é fazer com que o filho se alimentem bem neste intervalo no colégio. Afinal muitas vezes as crianças preferem uma bolinha de queijo ou uma caprichada coxinha ao invés de uma maçã. Para a felicidade das mamães, essa batalha pode ser vencida!

A lancheira pode estar cheia de alimentos saudáveis. Frutas, pão integral com queijo branco e um suquinho natural, todavia, no recreio é comum haver troca de lanches entre os próprios amiguinhos. No fim da história, seu filho acaba comendo as guloseimas não aconselhadas. Bolachas recheadas, bolos com coberturas, refrigerantes e sucos artificiais são alguns exemplos dos alimentos preferidos das crianças.

O problema é que o consumo regular de guloseimas excessivamente gordurosas, com açúcar e sal, pode levar as crianças a desenvolverem doenças que antigamente era incomum para essa faixa etária, além, claro, do excesso de peso. Essas doenças podem ocasionar diabetes do tipo 2 e hipertensão, difíceis de serem tratadas com crianças, já que a restrição alimentar é grande.

Estratégias para convencer os pequenos:
Devemos sempre lembrar que o exemplo começa em casa. Se os pais realizam uma alimentação desequilibrada, pobre em frutas e legumes e rica em refrigerantes e pães brancos dificilmente irão conseguir com que a alimentação do seu filho na escola seja adequada.

Se desde pequenina a criança se acostumar com uma alimentação saudável não vai ligar se comer as "bobeiras" só de vez em quando, pois sua alimentação em casa já é assim.

Pais e escola devem conversar para que a alimentação das crianças na hora do recreio seja cada vez melhor. Conscientização de pais e crianças, merendas saudáveis e cantinas com opções de lanches benéficos para a saúde são algumas atitudes que podem mudar os hábitos das crianças.

As guloseimas não são proibidas se os pais e crianças souberem dosar a quantidade. De vez em quando uma guloseima acompanhada de frutas, suco natural ou pão integral não tem problema. Assim a criança não passa vontade e não tem o porquê fazer a troca do seu lanche com o coleguinha.

Dicas legais:
Acostume seu filho desde as primeiras alimentações a saborear alimentos saudáveis como frutas e legumes.

Normalmente se a mamãe não come frutas ou legumes acaba não oferecendo esses alimentos ao seu bebê. Errado. Seu bebê deve experimentar todos os sabores, mesmo que a mamãe não goste.

Faça da refeição um momento prazeroso e não um castigo. Pratos coloridos atraem as crianças. Misture verduras com outros alimentos.

Com informações do site: Guia do bebê.

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