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Conheça alguns cuidados necessários que os pais devem ter com os lanches com brindes

Conheça alguns cuidados necessários que os pais devem ter com os lanches com brindes

Um inofensivo brinquedinho dado como brinde às crianças em redes de fast-food pode se tornar um vilão no crescimento das crianças. Na verdade, o agradinho às crianças não faz mal. O problema são os “parceiros” dele, geralmente sanduíches hiper-calóricos, batata frita e refrigerantes.

Daí a preocupação do Ministério Público Federal, que resolveu intervir, recomendando a essas empresas que vendem lanches acompanhado de brinquedos que interrompam essa prática “casada” devido a uma denúncia feita pelo Instituto Alana.

O instituto Alana, em conjunto com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), realizou uma pesquisa onde mostra que os lanches que acompanham os brinquedos em cinco redes de fast-food podem conter até 70% da quantidade de sal e gordura saturada que uma criança pode ingerir por dia. Esses lanches também contêm gordura trans, cujo consumo não é recomendado em nenhuma quantidade, pois pode elevar o colesterol ruim.

“As crianças têm limitada capacidade de entendimento sobre o intento persuasivo das promoções de vendas a elas dirigidas", explica promotor da República, Marcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação das redes de fast food não venderem lanches acompanhados de brinquedos.

Como muitos sabem, o consumo excessivo de alimentos oferecidos pelos fast-foods pode ter como consequências crianças obesas, hipertensas e outras doenças que antigamente eram encontradas basicamente em adultos.

O promotor salienta que o brinquedo adquirido com o consumo do lanche se perderá rapidamente, mas as consequências ruins da ingestão de alimentos com excesso de gordura ou açúcares perduram por tempo.

Para incentivar a presença do público infantil, redes de lanches criam coleções de brinquedos. Comprando um lanche ganha-se um brinquedo da coleção, sendo que as coleções sempre têm vários modelos, com objetivo claro de a criança completar a coleção. Além de aguçar o consumo excessivo das crianças pelos lanches, essas redes de fast food também ferem o Código de Defesa do Consumidor (que proíbe o uso profissional e calculado da ignorância do consumidor infantil).

A estratégia também não se alinha ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabelece a seguinte regra: as iniciativas particulares sobre as crianças devem necessariamente ser compatíveis com seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Portanto, pais e mães, não se iludam com qualquer propaganda e sejam sempre críticos na hora de definir o cardápio para os seus filhos.

Com informação do site Guia do Bebê.

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