Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Pedagoga dá dicas para a criançada retomar a rotina e ir numa boa para a escola

Pedagoga dá dicas para a criançada retomar a rotina e ir numa boa para a escola

Férias é tempo de brincar, viajar, passear, ir ao cinema, passar mais tempo com os pais, comer besteiras com mais freqüência e claro, dormir e acordar bem mais tarde do que de costume. Depois de passar meses de “vida boa”, é hora da garotada voltar para a escola.

O problema é que muitas crianças simplesmente não querem ir. Choram na porta da escola, se agarram na mãe, fazem birra... Como estimular a criança a ir para a escola numa boa, então?

“O ambiente escolar previamente preparado de forma acolhedora certamente facilitará o processo de adaptação das crianças. Toda a equipe pedagógica deve estar preparada para receber as crianças e suas famílias de maneira alegre, suave e segura, tendo como padrão a consciência sobre a importância de considerar a individualidade de cada um nesse momento de acordo com a necessidade apresentada. Afetividade e respeito são os principais ingredientes para o início do ano letivo”, explica Suzy Vieira Março de Souza, Coordenadora Pedagógica de um Colégio em São Paulo.

A pedagoga conta que mesmo que o aluno não seja novo na escola, todo começo de ano é uma novidade para a criança. Por isso, se recomenda que o processo de aulas e lições não seja inserido de uma vez logo na primeira semana, mas gradativamente, para que a criança possa ir se habituando aos poucos.

O uso de brincadeiras também ajuda as crianças a se descontraírem. “Com procedimentos contextualizados, lúdicos e motivadores, as atividades ocorrem de forma natural e envolvente para a criança. Na reunião com os pais, tal dinâmica é pontuada gerando assim uma parceria efetiva para o cotidiano escolar”, lembra a pedagoga.

Uma nova rotina

Suzy lembra ainda que é muito importante que os professores ofereçam aulas que estimulem e cativem os alunos. “Para muitos de nossos alunos, não se trata de um recomeço e sim do primeiro contato com a vida escolar. Para outros é realmente um recomeçar com novidades, como a nova turma, a nova professora, as quais geram uma significativa expectativa. Dessa forma, terminar cada aula com “gostinho de quero mais” é o grande segredo, e a criança sai da escola já motivada para voltar no dia seguinte”, informa a pedagoga.

Os pais também são extremamente importantes no processo de fazer o filho se adaptar a nova rotina. Devem conversar com a criança, explicar que ir à escola traz aprendizado e desenvolvimento tanto intelectual quanto social, pois ali também estão os amiguinhos dela e que juntos poderão aprender coisas novas todos os dias.

“As atividades que serão desenvolvidas na escola no dia, devem ser apresentadas ao grupo de crianças da turma logo no início da aula e assim, gradativamente, vão se apropriando da organização da escola e a rotina vai instalando-se de maneira harmoniosa, fazendo com que as crianças sintam-se seguras e confiantes no ambiente escolar. Conseqüentemente, as famílias percebem a alegria e o bem-estar de seus filhos e auxiliam no processo por meio do diálogo constante com os educadores”, diz a pedagoga.

Com informações do Blog da jornalista Chris flores.

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa