Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

 Cuidados com as crianças em casa

Cuidados com as crianças em casa

Cozinha, escada, tomadas... Sua casa parece um "campo minado" para as crianças? Calma. A arquiteta e designer de interiores Dani Gauch explica as principais precauções na decoração para garantir a segurança dos filhos.

Sob encomenda

Na hora de projetar uma casa em que há crianças, o arquiteto deve lembrar aos pais que elas irão crescer, por isso, não se pode ficar refém de uma decoração específica para elas, recomenda a arquiteta e designer de interiores Dani Gauch. “Agora, eles terão que tomar cuidado com a localização da piscina, local de instalação e formato da escada e altura das janelas”, complementa. Estes elementos são os mais perigosos para os pequenos.

Quarto de criança

Não coloque prateleiras muito baixas a ponto de as crianças baterem a cabeça ou se pendurarem. Se tiver quinas, instale almofadinhas (cantoneiras), disponíveis no mercado. Além disso, pisos maleáveis, como os vinílicos, são ideais. “Agora, se você já tem o piso, compre os tapetes montáveis de EVA coloridos, que são ótimos para evitar machucados mais sérios em quedas”, recomenda. Também é indicado manter caixas de brinquedos ao alcance, para que possam escolher com o que brincar.

Rede de proteção

É preciso instalar redes de proteção em qualquer janela. “Mesmo em prédios, no térreo ou no primeiro andar”, explica a arquiteta. “É recomendado que a cada dois anos seja feita uma revisão por uma empresa ou profissional especializados”, finaliza.

Grades garantem mais a segurança da casa do que da criança, mas, se você quiser colocá-las, opte pelas de alumínio. Em apartamentos, é melhor instalar grades por fora das janelas. “No entanto, deve-se consultar o condomínio antes sobre isso, pois muitas vezes só são aprovadas redes de proteção”, explica Dani.

Confira as dicas de Dani Gauch para deixar sua casa mais segura:

1) Instale corrimão e grade de proteção nos pavimentos com escadas. Redes de proteção também são necessárias quando se tem vão livre nas laterais.

2) Faça uma instalação segura para a TV, especialmente se for um modelo preso à parede.

3) Mesinha de centro: “Muitas vezes, os pais decidem encostar a mesinha por até dois anos para não atrapalhar o dia a dia da criança, mas o certo é manter sua rotina, apenas colocar cantoneiras e tirar os adereços”, explica a arquiteta.

4) As janelas devem ter sempre proteção. “Prefiro redes a grades, pois, dependendo do desenho desta última, a criança pode passar pelo vão”, detalha Dani.

5) Evite deixar chaves na fechadura. Elas devem ficar penduradas em um chaveiro alto. Outra opção é instalar uma chave tetra para dificultar que a criança abra a porta. “E também não pode ter uma mesinha ou cadeira ao lado, caso contrário, a criança vai subir para pegar”, alerta.

6) Os gaveteiros, em especial o de facas, armário de produtos de limpeza e caixa de medicamentos devem estar sempre trancados com travas de plástico, à venda em grandes lojas de materiais de construção e decoração.

7) Mantenha a tampa de vidro do fogão abaixada e, se possível, desligue o gás quando não estiver usando. “No caso dos cooktops, que não têm tampa, o ideal é desligar o gás”, ressalta a profissional.

8) Mantenha portas de armários fechadas com chaves ou travas.

9) O vaso sanitário deve estar sempre com a tampa abaixada e travada com as travas disponíveis no mercado. “O ideal para cômodos como lavanderia, cozinha e banheiros é deixar a porta fechada para que o acesso da criança seja restrito”, completa Dani.

10) Tomadas são muito perigosas, por isso, instale protetores de plugues. “Mas precisa ser o tipo mais resistente, pois algumas crianças adoram brincar de tirar o plugue”, alerta Dani.

Com informações do Portal de Decoração.

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa