Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Mães e pais saibam os sinais da puberdade precoce

Mães e pais saibam os sinais da puberdade precoce

Muitos pais se assustam quando este momento de transição chega antes do esperado e, aquela garotinha que ainda acredita na fada do dente, por exemplo, de repente começa a desenvolver seios. Naturalmente surgirão preocupações, mas se a criança tiver acompanhamento adequado desde o aparecimento dos primeiros sinais, é possível desacelerar os hormônios e frear esse processo até o momento adequado. Separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Quando a puberdade é considerada precoce?
A puberdade é um processo natural de amadurecimento. Por conta de modificações hormonais, surgem mudanças físicas e o indivíduo adquire capacidade reprodutiva. Esse processo é considerado precoce em crianças com menos de 8 anos. No caso de meninas, ele é caracterizado principalmente pelo crescimento da mama e surgimento de pelos pubianos. No caso de meninos há aumento dos pelos corporais, do pênis e da bolsa escrotal.

A puberdade precoce é mais comum em meninas?
Sim. De cada 10 casos de puberdade precoce, 9 são em meninas.

Por que ela aparece?
Na maioria dos casos, os médicos não conseguem encontrar uma causa definida para a liberação precoce de hormônios. Algumas vezes, a puberdade precoce pode ser deflagrada por tumores. Nesse caso, os médicos devem tratar a doença de base.

Quando devo procurar um médico?
Se algum dos sinais citados anteriormente aparecerem no seu filho e ele tiver menos de 8 anos, marque uma consulta com o pediatra para que seja feita a primeira avaliação e encaminhe, se necessário, a um endocrinologista.

Qual é o tratamento indicado?
Se o médico identificar uma causa para a puberdade precoce, ele vai tratar a raiz da doença. Caso seu filho faça parte da maioria, não haverá diagnóstico definido. Aí, o médico precisará avaliar uma série de fatores para decidir se indicará o medicamento que suspende a produção hormonal e por quanto tempo. Se optar pelo tratamento, o remédio utilizado será uma injeção administrada mensal ou trimestralmente, que barra a evolução da puberdade. A dose mensal custa cerca de R$ 500. Dependendo do caso, o médico também pode sugerir um tratamento com hormônios de crescimento para que a criança não fique muito baixinha. Isso porque é na puberdade que acontece a última fase de crescimento da criança. Se ela chegar muito cedo, pode impedir que seu filho chegue a uma estatura dentro da média.

Quais fatores o médico leva em conta para decidir tratar a criança?
Existem alguns aspectos principais para se decidir se o tratamento deve ser iniciado. O primeiro é a questão social e emocional. Isso é, se a criança é muito nova, além de ela não estar emocionalmente preparada para as mudanças em seu corpo, o processo da puberdade pode torná-la uma estranha entre os colegas e criar situações desconfortáveis. O segundo fator é a idade óssea. Quanto mais avançada, menor a probabilidade de essa criança continuar crescendo. A previsão de estatura também é considerada. O tratamento ajuda a retardar a maturidade da criança até que sua idade óssea fique mais próxima de sua idade real.

Existem fatores externos que podem levar à puberdade precoce?
Sim. O sobrepeso é um deles. O tecido adiposo produz hormônios e eles podem estimular o processo da puberdade, fazendo com que ele ocorra antes do esperado. Outro ponto importante: o erotismo precoce, como a preocupação excessiva com a estética, e a cobrança demasiada sobre a criança também podem desencadear esse processo. Isso porque quando a criança é tratada como adulto sua condição emocional pode estimular os processos biológicos. Em outras palavras, criança precisa brincar e ter preocupações compatíveis com a idade dela. Ser obrigada a cumprir uma agenda cheia de compromissos e ainda ganhar um monte de responsabilidades precocemente pode enviar uma mensagem errada ao cérebro, de que já está na hora de virar adulto.

Com informações do site Crescer

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa