Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Carnaval: 10 Dicas para não encher seu filho de guloseimas fora de casa

Carnaval: 10 Dicas para não encher seu filho de guloseimas fora de casa

O Carnaval está chegando e junto com ele, cinco dias de feriado pela frente. Viajando ou não, é fato que as famílias acabam adotando horários mais flexíveis para acordar e dormir e claro, para comer.

“Quando se trata de criança, então, logo se intensificam os apelos por sorvetes, balas, hambúrgueres e refrigerantes”, lembra Márcia Vivas, nutricionista do Prontobaby – Hospital da Criança. A especialista lembra que, comer bobagens uma vez ou outra é normal, mas os pais devem ficar atentos em oferecer uma combinação correta e equilibrada de alimentos.

“É importante pensar de forma balanceada. Colocar o que a criança gosta junto com alimentos saudáveis é um bom começo de negociação. Outra dica que dou é, após um almoço com cardápio sadio, é possível ir ao cinema ou teatro, fazer um lanchinho fora dos padrões, bem gostoso e depois, ao voltar para casa, retornar à alimentação sadia”, diz Márcia.

10 Dicas para não entupir seu filho de guloseimas fora de casa

Prefira fazer os programas após a hora do almoço, quando a criança estará com menos apetite;

Quando o passeio for longo, procure levar frutas e biscoitos sem recheio para oferecer na hora da fome;

Deu a hora do almoço, vocês estão na rua e ainda vão ao cinema? Procure um restaurante que sirva comida de qualidade, com opções de carne, saladas, legumes e cereais e aproveite esse momento de descontração;

As praças de alimentação dos shoppings centers, repletas de fast foods, são um convite à extravagância. Se você escolheu esse dia para quebrar as regras, tudo bem, faz parte. Mas não faça do hambúrguer ou cachorro quente uma rotina, sob pena de ter problemas com a balança;

Tenha sempre na bolsa suco em caixinha pequena. Essa embalagem é prática, mantém a conservação e vem com canudinho, o que possibilita o consumo em qualquer lugar;

Salgadinhos: se o consumo é moderado, a coxinha não fará mal. Mas, lembre-se: frituras e produtos prontos devem ser consumidos no máximo duas vezes na semana, por isso, sempre que possível, dê preferência aos assados;

Use do bom senso sem moderação. Ele é o melhor aliado na hora de saber o certo e o errado; de reconhecer o limite;

Lembre-se: um bom exemplo e muita conversa e informação valem mais do que qualquer guloseima, por mais tentadora que ela possa parecer.

A nutricionista destaca que é importante evitar um “choque” muito grande entre a alimentação mais regrada e as guloseimas durante o feriado. E lembra que os pais têm papel fundamental: “Nada melhor do que todos comerem à mesa, em espírito de família e com um cardápio simples, mas com muitas cores. E, claro, que os mais velhos deem o exemplo”, orienta a nutricionista.

Outra dica é aproveitar o tempo mais folgado para envolver a criança no preparo dos alimentos - sempre com segurança, para evitar acidentes. Isso facilita a aceitação daqueles alimentos menos favorecidos no paladar dos pequenos. Por exemplo: “Batatas podem ser oferecidas cozidas, na forma de purê; cenouras podem se transformar em ‘palitinhos’ crocantes; brócolis, em “árvores da floresta”, ensina a nutricionista.

Hidratação

Por conta do calor, picolés, sorvetes e até os frozen iogurte costumam ser cobiçados com o objetivo de “refrescar”. O valor calórico dessas guloseimas geladas é variável: “Devido à composição nutricional, o picolé tende a ser menos calórico do que o sorvete. Já o iogurte frozen, por ter ingredientes de livre escolha, pode elevar ainda mais as calorias”, contabiliza a nutricionista do Prontobaby, lembrando a máxima: “Com equilíbrio, moderação, tudo pode, desde que se observem, claro, as condições de cada criança (obesidade, diabetes, necessidades nutricionais específicas etc.)”.

Contudo, as melhores fontes de hidratação são mesmo a água natural ou de coco e os sucos de frutas. “Além de hidratar, eles auxiliam a desintoxicação do organismo. A água de coco é ideal para toda pessoa e os sucos de frutas naturais são sempre bem-vindos, desde que não sejam açucarados”, diz Márcia.

Com informações do blog da Chris Flores.

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa