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A deficiência de Vitamina D nas crianças está ligada a doenças graves

A deficiência de Vitamina D nas crianças está ligada a doenças graves

Os pediatras recomendam que apenas 15 minutos de sol, no período da manhã, são necessários para que ocorra a sintetização da vitamina D no organismo de uma criança. Assim, a absorção de cálcio e o fortalecimento dos ossos estão garantidos.

A partir do primeiro mês de nascido, ele já está pronto para sair de casa e dar uma voltinha na quadra ou mesmo no jardim. Não exite em levar seu filho para esses curtos passeios, pois, no ano passado, foram feitas descobertas importantes sobre o assunto.

Dois estudos realizados pela Harvard Medical School (EUA) e pelo Hospital Infantil de Ontário (EUA), mostram que crianças com deficiência em vitamina D são mais propensas a ficarem doentes e a passarem mais tempo internadas do que aquelas que apresentavam níveis normais do nutriente.

Os pesquisadores de Havard avaliaram a quantidade de vitamina D em cerca de 500 crianças, entre 5 e 9 anos de idade, internadas na unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Infantil de Boston, durante um período de 12 meses. Eles descobriram que duas em cada cinco crianças (40%) eram deficientes em vitamina D e que as taxas mais baixas eram relacionadas à baixa imunidade e a doenças mais graves.

No segundo estudo, os autores analisaram cerca de 300 crianças e adolescentes, entre 11 e 15 anos de idade, que deram entrada no Hospital de Ontário, gravemente doentes. Nesse grupo, quase 70% dos participantes eram deficientes em vitamina D e as taxas foram associadas com longas estadias na UTI e doenças mais graves. Em ambos os estudos, a deficiência de vitamina D se mostrou mais comum do que tem sido relatada em crianças e adolescentes saudáveis.

Os padrões de consumo de vitamina D usados no estudo são recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP), que propõe a ingestão diária de 400 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia. Os estudiosos afirmam que ainda não está clara a ligação entre deficiência de vitamina D e crianças mais doentes, não sendo possível estabelecer uma relação de causa e efeito.

Principais dúvidas sobre o consumo de vitamina D

A insuficiência da vitamina D causa raquitismo em crianças. Além disso, a cada dia surgem estudos apontando o papel dessa substância na prevenção de doenças, como insuficiência coronariana e diabetes, por exemplo.

Quanto de vitamina D devemos consumir por dia?
Segundo a U.S. Dietary Reference Intake (DRI), a ingestão de vitamina D deve obedecer a seguinte regra: crianças de 1 a 13 anos devem ingerir 10mcg por dia; homens de 13 a 50 anos devem consumir de 5 a 10 mcg/dia; homens de 51 a 70 devem consumir 15 mcg/dia; mulheres de 13 a 50 anos devem consumir 5 mcg/dia e mulheres de 51 a 70 anos, 10 mcg/dia.

Em que tipo de alimentos posso encontrar a vitamina D?
Peixes como o atum, o arenque e a sardinha, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, leite integral, manteiga e iogurte são boas fontes.

Quanto tempo de exposição ao sol é necessário para a síntese da vitamina?
A exposição ao sol é fundamental para que o organismo consiga aproveitar a vitamina D que você consome. Recomenda-se a exposição solar três vezes por semana por um período de 15 a 30 minutos, no caso dos adultos. O melhor período para isso é até as 10h e após as 16h. Crianças devem passar, no máximo, dez minutos embaixo do sol e, até os seis meses de idade, não podem usar filtro solar na pele do bebê, pois é sensível demais para receber esse tipo de produto.

Em quais casos deve ser feita a suplementação?
O exame de sangue indica quando há necessidade de suplementação. Caso os níveis de vitamina D estejam abaixo de 30 nanogramas por decilitro, pode ser feito o uso de suplementação.

A vitamina D ajuda na absorção de até que quantidade de cálcio?
De 1.000 a 1.500 mg por dia para adultos e de 1200 a 1500mg por dia para crianças, que são as quantidades diárias recomendas do nutriente. "Os leites e produtos lácteos são as melhores fontes do mineral, porém folhas verde-escuras, semente de gergelim, soja, sardinha, salmão e quinua também são boas fontes de cálcio", afirma a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde.

Com informações do Site Minha Vida.

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