Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Entenda por que é tão importante a descoberta das cores

Entenda por que é tão importante a descoberta das cores

É natural que desde bem muito pequenas as crianças já tenham interesse por lápis de cor, canetas, etc. Elas se espelham nos adultos que os utiliza e de repente já estão rabiscando tudo em sua volta.

Brincadeiras de colorir ou aqueles simples rabiscos incentivam as suas capacidades essenciais como a expressão, conhecimento das cores, coordenação, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração, limites e a paciência de fazer a tarefa até o final: tudo isso pode ser observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando.

Segundo a pedagoga Márcia Murilo, é nesse período que as crianças começam a identificar as cores dos objetos e relacioná-las.

“Eles ficam mais atentos com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é azul, que a grama é verde e que frutas como a maçã são da cor vermelha. Com o lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel” explica a profissional.

Mesmo antes do ingresso na sua vida escolar, o bebê, por incentivo dos pais, conhece alguns materiais que provocam essa curiosidade nele, mas é no início da educação infantil que eles têm maior contato com as canetinhas coloridas, giz de cera e tintas. É nessa fase que surgem as primeiras percepções dos bebês, pois percebem diferentes tons e, a partir daí, os associam ao ambiente que estão inseridos e passam para o papel o que veem.

De acordo com a legislação vigente (Inmetro), a faixa etária indicada para que os pequenos comecem a utilizar esse material é a partir dos 3 anos. Antes desta idade, as crianças só podem usá-los se forem acompanhadas por um adulto.

“As crianças pequenas podem explorar o giz de cera e tintas guache, pois são boas opções para ajudá-los a experimentar novas sensações, já que crianças gostam e necessitam de experiências sensíveis, que causem admiração” sugere a pedagoga Márcia Murilo.

Com informações do site Zero Hora.

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa