Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Proteção para os olhos dos pequenos

Proteção para os olhos dos pequenos

Quem tem filho sabe o quanto é difícil manter boné, chapéu ou viseira nas crianças nos dias de sol. No fim, a gente acaba deixando pra lá, é ou não é? Porém, os olhos das crianças são mais sensíveis do que os nossos e por isso é muito importante protegê-los.

Na infância, a pupila é maior, e o cristalino mais transparente, filtrando apenas 25% da radiação ultravioleta (UV). Além disso, a absorção do UV pelo nosso organismo é cumulativa, e 80% do tempo que passamos em ambientes externos ocorrem até os 18 anos. Por isso, crianças devem usar e abusar do uso de barreiras físicas como viseira, chapéu de aba larga ou boné, que conseguem bloquear 50% da radiação UV. A regra também vale para os dias nublados, quando, mesmo sem o sol, a radiação chega a atingir até 70% da radiação dos dias ensolarados.

Em primeiro lugar, é preciso evitar a exposição no período e maior radiação, das 11h às 17h.

“Permanecer longos períodos em atividade ao ar livre sem algum tipo de proteção ocular durante a infância pode acarretar deficiência visual grave na idade adulta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos casos de catarata resultam da excessiva exposição ao sol”, alerta o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, pai de Thiago e Thais.

O oftalmologista explica que os óculos de sol devem ser usados só a partir dos 10 anos de idade porque o escurecimento das imagens pode comprometer o desenvolvimento da visão das crianças.

Como escolher os óculos de sol

- Os óculos de sol devem ter lentes com 100% de proteção UV. A Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abiótica) recomenda que os consumidores exijam o certificado do filtro anti-UV do fabricante.
- As melhores opções para crianças são óculos com lentes de policarbonato, que são inquebráveis e, por isso, evitam acidentes em caso de quedas.
- As armações flexíveis são as mais adequadas.
- Deve-se evitar comprar óculos de sol de camelôs e ambulantes. Apesar de também possuírem os selos UV e serem mais em conta, os óculos de camelô não têm a garantia de que o filtro realmente existe, e o material das lentes e das armações pode não ser de boa qualidade, o que oferece risco para a visão.

Com informações do site Revista Pais e Filhos.

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa