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Como preparar uma lancheira saudável para os pequenos

Como preparar uma lancheira saudável para os pequenos

Montar a lancheira escolar diariamente pode virar um drama mexicano na família: o tempo é curto, as opções mais práticas nem sempre são as mais saudáveis, o filho não quer comer de tudo e muito menos a mesma coisa todos os dias. Para ajudar os pais, conversamos com pediatras e nutricionistas e descobrimos que é possível investir na organização e ganhar tempo na preparação dos lanches. Alguns alimentos realmente exigem preparo poucas horas antes do consumo, mas outros podem ser feitos antes. É possível, por exemplo, escolher um dia para a elaboração de alguns itens da semana, que serão guardados na geladeira ou congelados. Assim, a cada dia da semana, você terá apenas que fazer o complemento e não um lanche completo!

É preciso apenas tomar cuidado com a durabilidade de cada alimento. Alguns duram bastante tempo na geladeira ou no freezer, enquanto outros perdem suas qualidades. Segundo o pediatra Marcelo Reibscheid, criador do portal Pediatria em Foco, o perigo é a intoxicação alimentar. Para que isso não ocorra, fique atento às dicas dos especialistas.

Abaixo você encontra um cardápio semanal completo e balanceado, criado pela nutricionista Karine Durães. Em seguida, mostramos exemplos de como os lanches da semana podem ser antecipados em um dia, baseados nesse cardápio, de forma a aproveitar a durabilidade de cada ingrediente sem que ele perca suas qualidades ou ofereça perigo. Escolhemos o domingo por ser um dia que a maioria das pessoas tem tempo livre, mas você pode escolher o que for mais adequado para sua família. “Sugiro separar 2 horas para cozinhar, mas as receitas feitas nesse dia podem ser utilizadas em mais de uma semana, diminuindo o tempo de dedicação no próximo fim de semana”, diz Karine.

Cardápio semanal de lanches
Segunda
Ovos de codorna com tomate cereja
Iogurte

Terça
Biscoitos com formato de palito com pasta de ricota
Salada de frutas

Quarta
Torta salgada de legumes
Suco natural de abacaxi

Quinta
Barra de cereal caseira
Maça
Água ou suco natural da preferência da criança

Sexta
Bolo caseiro de banana
Suco natural de manga

Como antecipar a preparação das bebidas
Sucos: para ganhar tempo com os sucos naturais, faça todos no domingo. Bata as frutas no liquidificador formando um creme. Coloque em formas de gelo, separando os sabores e deixe no congelador. No dia do lanche, separe as pedrinhas de fruta correspondente ao suco da vez e coloque na garrafinha térmica com água ou pedras de gelo, dependendo da diluição desejada. Quando chegar na hora do lanche é só a criança ou o professor mexer e acrescentar mais água se necessário.

Iogurte: você pode comprar pronto – escolha as versões com menos aditivos químicos e menor teor de adição de açúcar. Se preferir oferecer um iogurte caseiro, faça a receita no domingo e deixe na geladeira.

Como adiantar a preparação dos lanches
Segunda-feira: No domingo é possível cozinhar e descascar os ovos de codorna. Também aproveite para lavar os tomates cerejas. Cortá-los pela metade é uma boa pedida para evitar engasgos. Guarde tudo na geladeira até a hora de montar a lancheira.

Terça-feira: compre biscoitos em formato de palito. Separe, no domingo, uma pequena porção de creme de ricota (ricota batida com um pouco de azeite e ervas da sua preferência) em um pote pequeno, específico para isso - a criança vai passar o palitinho na pasta de ricota. No dia anterior de levar o lanche, faça a salada de frutas e deixe na geladeira em um pote tampado até a hora de montar a lancheira.

Quarta-feira: faça a torta salgada no domingo. Você pode usar uma receita de torta de liquidificador, com farinha integral ou de aveia e recheio de legumes ralados. Ou fazer qualquer outra de sua preferência. Corte em quadradinhos adequados ao apetite do seu filho, embale-os em papel filme e leve ao congelador/freezer. No dia anterior ao lanche, coloque na geladeira para descongelar. A torta congelada dura até 2 meses no congelador e fica ótima no dia seguinte.

Quinta-feira: no domingo, faça uma receita de barra de cereal da sua preferência e guarde. No dia, é só colocar na lancheira, acompanhada da maçã.

Sexta-feira: Faça o bolo caseiro no domingo, corte em pedaços adequados para a criança e embale separadamente em filme plástico. Leve ao congelador. No dia anterior, coloque na geladeira. Ele se mantém delicioso e dura até 2 meses no congelador.

Outras dicas para ganhar tempo com o lanche escolar
Com um pouco de organização e um cardápio na cabeça é possível administrar uma semana de lanches, ficando pouco tempo na cozinha e lembrando o que deve ser retirado do freezer ou da geladeira com antecedência.

1 - Usar produtos que não tem problemas para se conservar é uma boa ideia. Entre eles, existem as frutas secas, as oleaginosas, biscoitos caseiros.

2 - Invista também em lanches que possam ser guardados na geladeira na véspera do dia do lanche como sanduíches de queijo, pão com geléia, baby carrot (mini cenouras).

3 - Na hora de montar o cardápio da semana, lembre-se que a fruta picada e conservada em um pote com tampa na geladeira dura até 72 horas sem perder a sua condição saudável.

4 - Mesmo que o sanduíche precise ser feito no dia do consumo, alguns ingredientes do recheio podem ser separados antes. Cenouras podem ser raladas e guardadas em um pote com tampa. Folhas podem ser lavadas e picadas com antecedência.

5 - O tomate picado, que pode ser usado em vários tipos de lanche, dura até 72 horas na geladeira, quando guardado em um pote com tampa.

6 - Um bolo pode ser guardado no freezer por até dois meses. Mas também dura até cinco dias na geladeira.

7 - Tortas, como a de frango com palmito, duram cerca de dois meses no freezer e 48 horas guardada na geladeira.

Com informações do site bebê.abril

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