Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Leia para uma criança.

Leia para uma criança.

A leitura, assim como a escrita, é fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano. Por meio dela, o cidadão participa da sociedade, melhora seu nível educacional, conhece outros valores culturais, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade.

O livro ainda constitui um instrumento importante em projetos de educação para a cidadania, pois pode abordar assuntos como saúde, meio ambiente, trânsito e trabalho de forma clara e prazerosa.

A capacidade e interesse na leitura construí-se desde bem cedo. Ler em voz alta para os nossos filhos é um ótimo começo para interessar a criança pela leitura. E nós, como pais, podemos ajudar nesse processo, podemos despertar em nossos filhos o entusiasmo por livros, a curiosidade pelos textos, novas ideias, pessoas e visões do mundo.


Alguns benefícios de ler para / com seus filhos:

Fortalece o contato social - ao lermos para o nosso filho estamos construindo uma estreita relação, um vínculo com ele. Oferecemos-lhe atenção, amabilidade, segurança … o resultado disto observa-se muitas vezes durante a sessão de leitura quando a criança pede contato físico, um abraço, um mimo;

Reforça as ligações emocionais - entre a criança e o leitor, os sentimentos vividos pela história são partilhados por ambos;

Através da leitura as crianças vivem novas experiências – experiências que nem sempre são possíveis viver no dia-a-dia. E aqui refiro-me não somente a experiências emocionais e sociais mas também intelectuais. Por exemplo se no final da história fizermos perguntas e o nosso filhos tentar responder, se tentarmos juntos prolongar a história ou pedir-lhe que faça um desenho sobre o que lemos.

A leitura promove o interesse – Mesmo quando a criança já ouviu a história mil vezes, esta vai continuar a ensiná-la a aprofundar os conteúdos. Ela irá conseguir encontrar sempre algo novo, uma nova perspectiva de ver e analisar a história.

Aumenta as competências linguísticas – aumenta o vocabulário e promove a interiorização automática das regras gramaticais mesmo antes de as conhecer.

Estimula a imaginação - Esta nem preciso comentar, certamente já todos ouviram uma criança a tentar recontar a história, fazendo imagens mentais desta, acrescentando as suas vivências do dia-a-dia e até mesmo criando uma nova história

Promove a concentração – Mas temos que ter atenção na idade do nosso filhos e não massacrá-lo com leituras excessivas.

Estimula o sentido de orientação - Os acontecimentos numa história são descritos temporalmente, e a criança desenvolve a capacidade de os identificar e se orientar por eles.

Aumenta os horizontes - Estimula o nosso filho a usar os livros como uma fonte valiosa de entretenimento e auto-informação. Apenas aqueles que desenvolvem uma boa habilidade de leitura, pode ao longo de toda a sua vida aprender.

Ler regularmente para o seu filho pode criar fortes alicerces para transformá-lo em um futuro leitor. As crianças se habituam facilmente às rotinas do cotidiano e se você integrar momentos de leitura no dia-a-dia deles, não será difícil da leitura se tornar um hábito rotineiro.

Com informações do site Mãe Digital

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa