Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Como tirar a chupeta do seu filho

Como tirar a chupeta do seu filho

A primeira sugestão, ou primeiro passo, no manejo da criança que tem um significativo hábito de sucção é procurar ignorar o ato em si. Essa atitude, por si só, já pode ser suficiente, pois na maioria dos casos, essas manias são autolimitadas e resolvem com o crescimento. O uso de palavras ríspidas ou punições podem fazer com que as crianças se sintam demasiadamente contrariadas perante a situação e não se apresentam como métodos eficazes para a retirada no hábito de sucção da criança.

Se a criança pratica a sucção do dedo ou da chupeta de forma constante e persistente, os pais podem e devem tomar algumas atitudes que favorecem a retirada. Idealmente, os pais devem:

- valorizar e reforçar positivamente o filho quando ele está num momento de não sucção. Alguns autores recomendam a criação de um registro, facilmente visível para a criança, com metas de dias sem sucção que, se atingidas, devem ser retribuídas com pequenos agrados.

- procurar distrair os filhos e manter as suas mãos ocupadas o maior tempo possível.

- discutir com o seu pediatra e/ou odontopediatra as opções mais efetivas para a retirada destes hábitos caso comece a haver mudanças na conformação da arcada dentária e do palato. Neste aspecto, existem métodos que transformam o hábito de sugar numa experiência desagradável, facilitando a retirada.

Independente do método escolhido procure explicá-lo da melhor maneira possível ao seu filho. Se o seu filho ficar muito assustado ou tenso, interrompa a aplicação temporariamente e comece num outro momento.

A boa notícia é que a maior parte das crianças irá parar a mania de sucção espontaneamente logo após entrar na escola, pois acabará sendo influenciada pela pressão dos amiguinhos. Se o seu filho mantém o hábito de sucção apenas para dormir, não se preocupe, pois o mesmo não é maléfico. Forçar a retirada a todo custo pode ser mais danosa do que o hábito em si. Tenha certeza que, em algum momento, o seu filho certamente abandonará esta mania.


Com informações da Revista Crescer

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa