Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

O Brasil perdeu o jogo na semifinal da Copa. Como conversar com as crianças?

O Brasil perdeu o jogo na semifinal da Copa. Como conversar com as crianças?

Seu filho estava todo empolgado com mais um dia do jogo do Brasil. Mal acordou e já vestiu a camisa, bandeira na mão e uma cornetinha para comemorar o gol. Assim que os jogadores entraram em campo, ele correu para frente da televisão, cantou o hino e não quis perder nenhum lance. A expectativa foi grande, mas as coisas não foram bem dentro de campo contra a Alemanha, e o time adversário venceu o jogo. Nesse momento, a tristeza e a frustração são inevitáveis. Mas, ao contrário do que parece, esses sentimentos são positivos, sim, e auxiliam no desenvolvimento psicológico das crianças.

“Existe uma tendência de poupar as crianças em situações frustrantes, e isso só atrapalha o desenvolvimento delas”, diz Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP). Portanto, aproveite o momento da derrota da seleção e converse bastante. Se ele chorar, acalme-o. Verbalize que ele está chorando porque sente raiva ou está decepcionado, mas que tem de lidar com isso. Explique que esse sentimento de tristeza é natural e passageiro, e faz parte. Vale até falar sobre como os próprios jogadores em campo encaram a situação. “Um atleta não deixa de jogar após tomar o gol, ele tem de continuar em campo enfrentando o adversário. E na vida é a mesma coisa”, diz Rita.

Mas atenção. Não vá transformar esse momento em uma aula de bons valores. "Não precisa ficar tentando explicar tudo à criança para amenizar o impacto da derrota. Deixe que seu filho tome a iniciativa e faça perguntas se ele quiser", afirma a psicóloga. Essa situação de hoje, acredite, é um dos pilares para o seu filho desenvolver inteligência emocional e perceber que a vida é feita de escolhas, e nem sempre se acerta o tempo todo.

Com informações da Revista Crescer

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa