Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

Dicas de como lidar com o ciúme entre irmãos

Dicas de como lidar com o ciúme entre irmãos

Uma das tarefas mais difíceis na educação dos filhos é lidar com o ciúme entre irmãos. Fazemos o possível para demonstrar o amor que temos igualmente por todos, mas a competição entre eles parece insuperável.As pessoas dizem que "irmão é assim mesmo". Mas pode ser diferente. Como ensiná-los a ouvir um ao outro, a respeitar as diferenças e a encontrar formas de resolver em harmonia as dificuldades naturais? Confira:

Admita os sentimentos negativos que um irmão tem pelo outro

O ciúme é inevitável. Mas tentamos reprimi-lo com comentários do tipo "Não fale assim, ela é sua irmã e você tem que gostar dela" ou "Vocês precisam ser amigos". Proibir a manifestação do ciúme não é boa solução, pois o sentimento pode reaparecer como problema físico ou emocional. Ajude seus filhos a entender o que estão vivendo, especificando seus sentimentos. A criança precisa expressar queixas, reclamações e desejos sobre os irmãos sem que isso coloque em risco o amor dos pais por ela.

Ajude seu filho a expressar os sentimentos hostis

Controle os comportamentos violentos. Mostre-lhe como descarregar os sentimentos de raiva com palavras, desenhos ou alternativas que não sejam a força física. Sugira que ele procure encontrar outras formas de convencimento: "Use as palavras e não a força. Diga ao seu irmão que você não quer que ele brinque com seus blocos", ou ainda "Que tal escrever um aviso dizendo para ele não mexer no seu armário?"

Evite fazer comparações favoráveis ou desfavoráveis

Elas aumentam a rivalidade. Em vez de dizer "Por que você não guarda sua roupa, como seu irmão?", descreva o comportamento desejado: "Estou vendo um casaco no chão, que precisa ser guardado".

Lembre-se: cada criança merece tratamento próprio

Atenda às necessidades de cada um de seus filhos, sem tentar fazer tudo igual para todos. Pergunte "Você quer algumas uvas ou um cacho inteiro?" em lugar de "Aqui estão dez uvas, a mesma quantidade que dei à sua irmã". Ou "Sua irmã precisa de ajuda na lição. Assim que terminar eu ajudo você" e não "Eu fiquei 20 minutos com sua irmã e agora vou ficar o mesmo tempo com você".

Com informações do site CLÁUDIA.
Foto: Getty Images.

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa