Facebook do XerebeleTwitter do XerebelePinterest da XerebeleInstagram da Xerebele
Bem Vindo João Pedro e Vinícius Nicole Pietra João Lucas Ana Júlia Paulo Marcelo e Paulo Arthur
Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3 Nicole3

Novidades

O primeiro dentinho do seu filho já deve ser escovado com flúor

O primeiro dentinho do seu filho já deve ser escovado com flúor

Durante muitos anos os pais foram aconselhados a utilizar creme dental sem flúor em crianças de até 5 anos. Hoje, o conselho mudou. O flúor está indicado para os bebês logo que nasce o primeiro dentinho, pois somente ele pode evitar o aparecimento de cáries.

A odontopediatra Adriana Mazzoni, explica sobre o assunto, mas alerta que os pais devem ajudar as crianças pequenas a escovarem os dentes e indica a quantidade de produto a ser usado, já que a pasta de dentes é um medicamento e como tal, não deve ficar ao alcance das crianças, muito menos ser engolida.

Até pouco tempo atrás se dizia que bebês e crianças não deviam usar pasta com flúor antes dos 5 anos. Por que agora há esse conceito de que o primeiro dentinho do bebê deve ser escovado com pasta com flúor?

“Antigamente não tínhamos mensurado a quantidade de pasta dental com flúor que fosse segura para indicar e acontecia da criança escovar os dentes sozinha. Daí, a pasta dental ficava ao alcance das crianças pequenas e muitas vezes a brincadeira com a pasta dental sem o adulto perceber era comer por causa do sabor infantil.

Esta falta de controle levava muitas vezes ao excesso de ingestão de flúor e então começamos a perceber alguns casos de fluorose. Os pesquisadores descobriram através de evidência cientifica que se for administrada uma pequena porção de pasta dental com flúor na escova de dentes e a escovação em crianças de até 5 anos for feita por um adulto, mesmo que a criança não consiga cuspir, a ingestão não causará nenhum mal.

Mas é preciso lembrar que a pasta dental é um medicamento e precisa ficar totalmente fora do alcance de crianças pequenas. Minha recomendação aos meus pacientes é que o adulto escove sempre primeiro os dentes da criança com a pasta dental com flúor e em seguida, quando a criança quiser escovar sozinha, coloque na escova dental, a pasta de dentes sem flúor.

Importante ressaltar que a ingestão de flúor pode ser prejudicial, mas a aplicação sobre os dentes sempre é muito benéfica”.

Qual a quantidade que deve ser usada?/strong>

“A quantidade de pasta dental para colocar sobre a escova de dentes é bem pequena e não deve ser maior do que o tamanho de um grão de arroz (em alguns lugares podemos encontrar do tamanho de um grão de ervilha)”.

Como a mamãe pode escovar o dentinho do bebê já que ele não sabe fazer sozinho?

“Para os bebês de colo, a melhor posição é a do aleitamento materno, sempre deixando a cabeça do bebê apoiada e com o dedo indicador da mão que está segurando a cabeça do bebê, levantar gentilmente os lábios quando começar a introduzir a escova dental na boca.

Para bebês maiores e que já conseguem ficar em pé, uma boa posição é deixar o bebê entre as pernas do adulto que for escovar e, de costas para o adulto, apoiar a cabeça na barriga ou na perna do adulto e também gentilmente com o dedo indicador, abrir a boca do bebê e escovar todos os dentes da boca, com o cuidado de não machucar”.

Há algum problema se o bebê engolir a pasta?

“Naturalmente. A pasta dental não foi desenvolvida para engolir. Na sua composição tem muitos produtos químicos que obviamente não farão bem ao bebê. Mas, na quantidade do tamanho de um grão de arroz, normalmente não causará nenhum dano para o paciente que ingerir.

Existem pastas feitas com produtos naturais que poderão ser engolidas sem nenhum problema, mas estas pastas não possuem o beneficio do flúor sobre o esmalte dental que ajudará a evitar a instalação de cáries.

Sendo assim, minha recomendação novamente seria que sempre o adulto comece a escovação dos dentes, e então use a pasta dental fluoretada, e depois, para que a criança brinque sozinha de escovar os dentes, que é um aprendizado, pode se fazer usos destes tipos de pastas dentais sem flúor”.

Com informações do blog da jornalista Chris Flores.
Foto: iStockphotos / Thinkstock / Gettyimages

Outras Novidades

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

www.xerebele.com.br

Av. Washington Soares, 4040
Loja 18 - Shopping Molina
(85) 3022.0602

Mauna Comunicação Interativa