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Bonitona com barrigão: Saiba que é possível se sentir bem e confortável

Bonitona com barrigão: Saiba que é possível se sentir bem e confortável

Aumento de peso, inchaço, estresse. Na gravidez, a alegria de esperar pelo nascimento do novo membro divide espaço com alguns incômodos de ver o corpo se transformar a cada dia. Mas você pode e deve se sentir mais confortável e bonita, mesmo com tantas mudanças em sua forma física.

Aceitar que a manutenção do bem-estar demanda um tempo vai facilitar as coisas. E, já que a gravidez anuncia mudanças na rotina, inclua também alguma atividade física, sempre com orientação médica. Para as mulheres que já costumavam se exercitar antes da gestação, tudo é mais tranquilo. A intensidade e os tipos dos exercícios talvez tenham que sofrer algumas alterações, mas gravidez não é desculpa para abandonar as atividades físicas.

Pelo contrário. Elas são uma ótima forma de controlar o ganho de peso, aliviar dores musculares e evitar problemas como diabetes, edema e hipertensão. Isso sem falar nos benefícios emocionais, como aumento da disposição, melhora no humor, na autoestima e prevenção de depressão pós-parto. Para as mulheres que nunca tiveram o hábito de se exercitar, a gravidez pode ser uma boa oportunidade para começar. Se precisar de mais estímulo, experimente ginástica para gestantes em grupo.

Além dos exercícios, tratamentos como drenagem linfática e peeling de cristal podem trazer benefícios para a saúde e fazer com que a grávida se sinta mais bonita. O ideal é que tudo isso seja combinado com uma alimentação balanceada, para garantir a boa nutrição de mãe e filho, além de trazer mais disposição.

Portanto, cuide de você. E não só pela sua saúde: zelar pelo seu conforto também traz vantagens para o bebê. Os filhos se beneficiam muito com a saúde da mãe. Para te ajudar nisso, preparamos uma lista com as melhores e mais adequadas atividades e tratamentos. Escolha a sua preferida e continue linda e saudável, mesmo com o barrigão.

Caminhada
Para as mulheres que nunca fizeram atividades físicas e, na gravidez, começam a se preocupar com o ganho de peso, a caminhada é uma boa sugestão. Isso porque a intensidade do exercício é facilmente controlada e não há impacto nas articulações. A caminhada condiciona a capacidade cardiovascular, melhora a circulação e o equilíbrio. Além disso, começar o dia passeando por um parque pode ser bem relaxante. O cuidado é prestar atenção para não andar por mais tempo que o corpo possa suportar. Respeitar seus limites é a regra básica!

Hidroginástica
Não é à toa que essa é a atividade mais indicada pelos médicos para as gestantes, especialmente no último trimestre da gravidez. É nessa fase em que o inchaço nas pernas costuma ser mais intenso, e qualquer exercício feito na água é ótimo para diminuir esse incômodo. Outra vantagem é que, na piscina, o impacto dos movimentos nas articulações é bem menor, o que torna a atividade ideal para mulheres acima do peso ou que estejam se sentindo muito inchadas e com algum tipo de dor. Importante: fique atenta à temperatura da água. Se estiver quente demais, pode ocasionar queda de pressão.

Ginástica aeróbica
Além de ajudar a monitorar o ganho de peso, os exercícios controlam os batimentos cardíacos da mãe e do bebê. No entanto, é importante ressaltar que as séries tradicionais são rápidas e coreografadas demais para a gravidez. Prefira aulas adaptadas para gestantes, ou seja, mais leves, sempre com o acompanhamento de um profissional.

Musculação
Pegar peso na gravidez com orientação médica e exercícios leves, pode sim. A atividade é ótima para corrigir desvios de postura, o que ajuda na hora do nascimento do bebê. No entanto, é indispensável procurar um profissional que prepare uma série personalizada que atenda às necessidades da gestante. Será sempre necessária orientação para ajustar os exercícios.

Com informações da Revista Pais e Filhos (Karina Trevizan).

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