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Como diversificar a alimentação das crianças

Como diversificar a alimentação das crianças

Frutas exóticas, grãos variados - muitas são as formas que os pais podem utilizar para deixar a alimentação infantil mais rica e atraente. Para habituar as crianças aos novos sabores é importante oferecê-los o mais cedo possível e das formas mais criativas.

Mangaba, cupuaçu, cajá, caju, carambola, graviola, buriti. Todas essas frutas e muitas outras podem e devem fazer parte da alimentação infantil. Alguns frutos, principalmente do Norte e Nordeste do País, são pouco explorados pelos pais na hora de compor a refeição das crianças, muitas vezes por falta de conhecimento e outras pela correria do dia-a-dia. “A questão da diversidade na hora de oferecer um alimento às crianças está ligada ao hábito e também à praticidade”, explica Maria Amparo Martinez, pediatra.

“Assim, é muito mais fácil oferecer uma banana, que a criança come sozinha, do que um pedaço de abacate, que exige preparo”, ressalta a médica. No que diz respeito às frutas que não fazem parte do cardápio diário da população das regiões sudeste e sul do Brasil, mas que já podem ser encontradas com facilidade nas gôndolas dos supermercados, a pediatra afirma que não há contra-indicação.

“A única fruta que deve ser consumida com cautela e pelas crianças maiores de sete anos que façam alguma atividade física é o açaí, por conta de seu teor energético muito alto”, alerta Maria. As outras frutas devem ser consumidas normalmente. As mais ácidas, como acerola, graviola, entre outras, podem ser oferecidas com açúcar para os bebezinhos.

Como diversificar a alimentação das crianças

A diversidade de frutas na dieta alimentar das crianças está relacionada não só ao valor nutritivo de cada uma, como também ao fato de auxiliar o pequeno a conhecer novos sabores e texturas. Para acostumar as crianças aos sabores novos, pode-se fazer uso de formas diferenciadas de preparar o alimento. “O ideal é que a mãe ofereça o fruto in natura, mas para começar pode-se optar por sucos frescos, doces ou sorvetes naturais”, diz a pediatra.

Uma outra dica dada pela médica é que se opte sempre pelas frutas da estação, já que essas estarão mais saborosas e apetitosas. “A criança aprende a gostar da fruta e espera pela época do ano em que pode consumi-la.”

A nutricionista Ligia Leite de Gouvêa também alerta para a necessidade de uma alimentação variada. “Só o leite materno é um alimento completo. Com relação às frutas em especial, quanto maior a diversidade, mais rica a dieta. O ideal é que a criança consuma três porções diárias de frutas variadas”, afirma.

Grãos variados também são importantes

A partir dos seis meses a criança já começa a consumir papinhas e alimentos mais sólidos. É nessa fase que a mãe deve oferecer ingredientes diversificados também no almoço e jantar. Incrementar as refeições com grãos diversos é uma ótima idéia para enriquecer a alimentação. “A lentilha é mais rica em ferro do que o feijão, por exemplo”, diz a pediatra.

A idéia para que a criança aceite essas novidades é criar formas alternativas de preparo, como cremes, sopas e até sucos. “Na hora de preparar o lanche da tarde, é melhor colocar um suco com soja na mesa do que um refrigerante.”

Entre os dois anos e meio e os cinco, a criança começa a ter dificuldade em aceitar alguns alimentos, por influência da mídia e de contato com amiguinhos e colegas de escola. Se os ingredientes menos convencionais fizerem parte da dieta alimentar de toda a família, a criança terá mais facilidade em manter a alimentação. “Não adianta a mãe obrigar o pequeno a comer grão de bico se este não faz parte da composição alimentar de toda a família”, lembra a pediatra.

Fonte: site Alô Bebê

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